Serviço de Apoio às Famílias

Portuguese English French German Spanish

O Serviço de Apoio às Famílias deixou de existir autonomamente em final de 2025, e passou a ser desenvolvido integrado nos Centros, assumido pelas Coordenadoras e/ou pelas Assistentes Sociais dos Centros (Centro Alexandre Correia e Centro de S. Pedro).

Foi criado, em 2020, e disponibilizou apoios centrados nas necessidades das famílias, no seu todo, e não apenas nas necessidades da pessoa com deficiência e/ou incapacidade.

Surgiu com esta finalidade, devido à perceção de que uma família em que um dos seus elementos tem uma deficiência ou doença mental está sobre uma enorme sobrecarga financeira e emocional, tornando-se evidente que para melhorar a vida da pessoa mais frágil é preciso ajudar a família a resolver outros problemas.

Como avaliação da Satisfação das Famílias com o apoio prestado por este serviço destacou-se o seguinte resultado obtido em 2025, na resposta à pergunta: Há momentos e situações em que gostaríamos de ter mais apoio da ASSOL para nos ajudar a resolver alguns problemas da Família?

%

Sim

%

Não