Destina-se a jovens ou adultos com deficiência e/ou incapacidade e é cofinanciada pelo Fundo Social Europeu.
Os cursos não conferem certificação escolar ou profissional e têm com objetivo primordial a promoção da empregabilidade dos formandos, sendo formação prática dominante e realizada totalmente em contextos de trabalho na área profissional de preferência de cada formando. A carga horária do curso divide-se em 80% de formação tecnológica prática e 20% de Formação de Base para melhoria das competências académicas e sociais.
Além de Lafões (Oliveira de Frades, Vouzela e S. Pedro do Sul) foram, num processo gradual, sendo criados pólos da Formação Profissional em Tondela, Castro Daire, Mortágua, Vila Nova de Paiva, Viseu, Albergaria-a-Velha, Satão e Mangualde.
ENCONTRO DE FORMANDOS
Realizou-se em 2023, o 19º Encontro de Formandos, com 220 pessoas. Uma vez por ano realiza-se esteencontro entre todos, que serve de partilha de experiências, de convívio e de despedida para aqueles que, entretanto, concluíram o seu percurso. Aqui revela-se muito importante o apoio dos Municípios de cada pólo de formação, que apoiam na disponibilização de transporte para deslocar os formandos para um local de encontro comum, que neste encontro ocorreu em Viseu, no Regimento de Infantaria de Viseu, no dia 15 de novembro.
formandos em 2023 formandos integrados em 2023