A ASSOL procura estar atenta a oportunidades de financiamento para projetos pontuais e que possam completar e melhorar os serviços disponíveis.
ASSOL PARA TODOS – 35 ANOS / 2024
A ASSOL em 2024 comemora os seus 35 anos e ao longo do ano pretende fazer várias iniciativas que contribuam para a divulgação do nosso trabalho e simultaneamente para mostrar a todas as comunidades como é que as pessoas com deficiência ou doença mental incapacitante podem estar na comunidade, participando ativamente. Estas comemorações constituem-se também como uma forma de sensibilização para as questões da participação e da autodeterminação das pessoas com deficiência. O INR (Instituto Nacional para a Reabilitação) contribuirá para este nosso objetivo com um apoio financeiro que permitirá o desenvolvimento de algumas das atividades.
CUIDAR (EM) FAMÍLIA / 2024
O INR (Instituto Nacional para a Reabilitação), apoiou este projeto, cujo objetivo é proporcionar a cerca de 50 pessoas com deficiência ou doença mental incapacitante, atividades de turismo e lazer, em locais por si escolhidos e que sem algum apoio da ASSOL teriam dificuldade em aceder
PROGRAMAS INSERIDOS NA COMUNIDADE / 2024
A ASSOL obteve apoio do INR (Instituto Nacional para a Reabilitação) para ajudar no funcionamento do projeto “Programas Inseridos na Comunidade”. Pretende apoiar 40 jovens e adultos com deficiência e incapacidade, nos concelhos de Lafões, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Sátão, Tondela, Carregal do Sal, Sta. Comba Dão, Mortágua e Albergaria-a-Velha, onde a ASSOL já intervém e tem como objetivo criar oportunidades de participação em atividades na comunidade e apoiá-las no acesso aos serviços de que a pessoa precise, otimizando a sua qualidade de vida.
PROJETO VENCEDOR EDP ENERGIA SOLIDÁRIA / 2023
DIMINUIR A POBREZA ENERGÉTICA PARA AUMENTAR A INCLUSÃO
A Fundação EDP vai apoiar a ASSOL numa candidatura para que tem como objetivo principal melhorar as condições do Centro de S. Pedro do Sul que acompanha adultos com deficiência mental ou doença mental incapacitante, nomeadamente criando uma ligação interna entre ambos os andares e melhorar as casas de banho. Desta candidatura faz ainda parte apoio a famílias em situação de pobreza energética e sensibilizar os colaboradores para os temas da eficiência e pobreza energética. Serão implementadas melhorias no sistema de aquecimento, arrefecimento e consumo de energia pela colocação de painéis fotovoltaicos no centro.
PROJETO MULHERES ATIVAS E EMPREGADAS / 2023
MULHERES ATIVAS E INTEGRADAS
É um projeto apoiado no âmbito do Projeto Cidadãos Ativ@s, financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega - EEA grants, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto e que visa desenvolver atividades de apoio a 50 mulheres com deficiência ou fragilidades sociais que se encontram empregadas, mas enfrentam dificuldades na gestão da vida doméstica e familiar e bem como na gestão financeira. O projeto inicia a 1 de fevereiro de 2023 e termina a 31 de janeiro de 2024.
BPI BANCO LOCAL / 2023
Através de uma candidatura ao BPI de Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul, vimos aprovada a possibilidade de apetrechar as salas onde a ASSOL tem Centros de Atividades Ocupacionais (Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul) com mais material que permita estimulação física e sensorial sobretudo pensando também nas pessoas que vão envelhecendo e por isso vão querendo fazer menos atividades fora da ASSOL passando mais tempo no interior da ASSOL.
ENTRAJUDA APOIA A ASSOL COM 10 COMPUTADORES DESKTOPS / 2023
Todos os computadores entregues pela ENTRAJUDA são máquinas doadas por empresas e recondicionadas ou reconduzidas pelo Banco de Equipamentos.
22th GENTLE TEACHING INTERNATIONAL CONFERENCE / 2023
A 22th Gentle Teaching International Conference, teve um apoio financeiro do INR para a sua execução. Esta Conferência, reúne pessoas comprometidas com o movimento Gentle Teaching em diversos países, funcionando como um espaço de partilha de experiências e de atualização, relativamente ao trabalho que está a ser realizado em cada país. O evento tem a duração de 3 dias e o formato de congresso com sessões plenárias com conferencistas convidados e intervenções abertas a participantes, nas quais se procura a partilha de experiências. A conferência será realizada nas Termas de S. Pedro Sul nos primeiros dias de setembro de 2023. São asseguradas tradução inglês, português e Língua Gestual Portuguesa. O evento pretende consolidar a Gentle Teaching a nível internacional, mas também é uma oportunidade para a sua divulgação em Portugal (01-01-2023 a 30-09-2023).
INCLUIR E DAR UMA PAUSA ÀS FAMÍLIAS E CUIDADORES INFORMAIS / 2023
Este projeto pretende vir a proporcionar a 50 pessoas com deficiência oportunidades de participação em atividades de turismo e lazer (01-05-2023 a 31-07-2023). Para este fim, o INR atribuiu um apoio finaceiro à ASSOL.
PARTICIPAR PARA EMPODERAR / 2023
Este projeto (GAPRIC) pretende dar resposta a 30 pessoas, criando-lhes oportunidades de participação em atividades na comunidade e ajudando-as a aceder a serviços de que a pessoa precise, assegurando as condições de qualidade de vida: integridade corporal, sentir-se seguro, sentir-se valorizado, ter uma vida estruturada, sentimento de pertença, participação social, atividades diárias e significativas e contentamento interior. As pessoas que se pretende apoiar neste projeto, não têm resposta por parte de outras respostas (01-01-2023 a 31-12-2023). Para este projeto, o INR atribuiu um apoio finaceiro à ASSOL para o ano de 2023.
GABINETE DAS COMUNIDADES / 2022 / 2023 / 2024
Nos últimos anos, a ASSOL começou a ser contactada por imigrantes, que se fixaram na nossa região, alguns com filhos com deficiência e outros eles próprios com alguma deficiência, o que nos permitiu conhecer as dificuldades que estas e outras pessoas enfrentam na sua integração na nossa comunidade. Em 2022 desafiamos o Município de Oliveira de Frades a apoiar a criação de um Gabinete de apoio com o objetivo de ajudar estas pessoas a acederem a oportunidades de trabalho, a habitação digna, a estarem socialmente e culturalmente incluídos nas comunidades, a beneficiarem da inclusão escolar e formativa, a acederem aos serviços públicos e a terem apoio na língua portuguesa e interculturalidade. Assim, iniciado em junho de 2022, o Gabinete das Comunidades apoiou até final do ano e nas várias vertentes referidas, 58 pessoas, o que demonstra a sua necessidade.
BPI CAPACITAR 2022
A ASSOL foi uma das entidades apoiadas pelo Prémio BPI Capacitar para aquisição de uma carrinha adaptada de 9 lugares. A finalidade desta viatura é melhorar o apoio às pessoas apoiadas no Centro de S. Pedro do Sul nas deslocações para realização das ASU – Atividades Socialmente Úteis em contexto de trabalho, e facilitar as deslocações do técnico que faz o acompanhamento dessas atividades.
FESTA DE VERÃO / 2022 / 2023
Falamos de atividades como a nossa Festa de Verão que ocorre em Oliveira de Frades uma vez por ano, onde juntamos as pessoas de todas as respostas sociais, e onde os contributos locais são muitas vezes determinantes para o sucesso. Esta Festa tem sempre um tema, que é mote para que todos trabalhem na construção de projetos comuns para esse tema e cumpre objetivos como: fazer coisas em conjunto; fazer coisas para outras pessoas; desenvolver conhecimentos e competências sobre um determinado tema; conviver no dia da atividade; etc. Como apoio neste projeto concreto, contamos com cedência de espaços, de materiais, alguns donativos em espécie para a concretização da atividade ou do jantar que lhe associamos.
PROJETO CENTRO 2020
O Projeto para a requalificação do CAO, Centro de Atividades Ocupacionais, de Oliveira de Frades, teve como objetivo principal melhorar as condições de conforto das pessoas apoiadas e colaboradores. Foi um projeto financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Centro 2020, Portugal 2020.