Visitas de Transição para a Vida Adulta

Este foi o meu primeiro ano, enquanto assistente social, como responsável por esta área do “Projeto Integrado” no Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), o apoio na Transição para a Vida Adulta, nos Agrupamentos de Escolas de Oliveira de Frades, Vouzela e Campia e S. Pedro do Sul.

Nesta área, entre outras atividades, procuramos organizar visitas de despiste vocacional a locais que os alunos em reunião prévia nos vão dizendo que gostavam de ir e ver o que lá se faz. Nestas reuniões e nas visitas estão sempre presentes professores de Educação Especial. Procurando sempre que estas visitas sejam o mais abrangentes possíveis abordando questões como tomar conhecimento das regras de segurança (obedecer as passadeiras, semáforos e sinais de identificação), promovendo um primeiro contacto com o mundo do trabalho.

Este ano concretizaram-se oito visitas sendo os locais o mais diversificados que se podem imaginar, assim sendo fomos a: loja de roupa, gabinete de estética, hipermercado, empresa de lenha, oficina de mudança de pneus, ótica médica, bombeiros e museu municipal. Estiveram nestas visitas 10 alunos sendo que a avaliação realizada pelos mesmos foi de que de um modo geral, as visitas correram bem e foram muito positivas, tendo os alunos ficado agradados com a disponibilidade e simpatia dos responsáveis.

Ana Isabel Henriques

Wordpress Themes - Wordpress Video Themes - Wordpress Travel Themes - WordPress Restaurant Themes