Balanço das atividades de Transição para a Vida Adulta (TVA)

Este ano letivo foi marcado por diversas mudanças desde a reorganização de funções, devido à redução de horas efetuada pelo Ministério de Educação ao Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), até à acumulação de mais um Agrupamento de escolas no âmbito da TVA. Todas estas mudanças tiveram pontos negativos mas também pontos bastante positivos.

A reorganização das funções trouxe outras atividades ao meu plano semanal, sendo estas desenvolvidas com as pessoas apoiadas do Centro Alexandre Correia. Até ao momento tem sido uma experiência enriquecedora, permitindo alargar o espetro de atuação dentro da instituição e conhecer de forma mais profunda outras valências da mesma.

Ter trabalhado com outro Agrupamento também foi bastante prestigiante, permitindo conhecer novas formas de atuação e um novo contexto educativo. O facto de ser um contexto TEIP levou-me a trabalhar com alunos com experiências de vida complexas, mas também eles carregados de novos ensinamentos. Em jeito de balanço, acompanhei nos Agrupamentos de Escolas com os quais trabalhei, 24 alunos em Transição para a Vida Pós- Escolar.

Apesar de todas as alterações conseguiu-se levar a bom porto mais um ano letivo, que apesar de ser carregado de alterações e mudanças também nos tornou mais resilientes. As escolas, também lesadas pelas alterações a que o ME nos obrigou, acabaram por valorizar o nosso trabalho e sentir que os técnicos do CRI da ASSOL lá estão para agilizar as respostas possíveis no sentido de contribuir para a almejada inclusão dos nossos alunos com Necessidades Educativas Especiais!

Raquel Antunes

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